Nossa história
Inaugurada em 2011 em Belo Horizonte, no bairro Boa Vista, a Nutra Vita é uma indústria do ramo alimentício, que tem por objetivo a produção de alimentos naturais e saudáveis.
As barras de cereais são um alimento bastante comum entre os brasileiros. Mas a barra de fruta, sem conservantes ou produtos químicos é uma inovação desenvolvida pela Nutra Vita para atender às necessidades que antes não eram 100% atendidas por outros produtos. Dentre elas: conseguir ter uma alimentação saborosa, saudável, natural e sem restrições mesmo na correria do dia-a-dia nas grandes metrópoles. A Nutra Vita veio trazer a solução para este problema enfrentado pela maioria das pessoas ofertando ao público suas barrinhas de frutas.
Trata-se de uma iguaria desidratada e em formato retangular (barrinha), para facilitar o transporte e o consumo.
“Sempre dei muita atenção à minha alimentação e saúde. Quando decidi que queria abrir um novo negócio, comecei a pesquisar produtos na linha saudável. E vi que não existia uma barra de fruta 100% natural. Desenvolvi a receita com auxílio de profissionais e lancei a Nutravita”, conta Lenine de Cássia Guimarães o diretor da empresa e idealizador do produto.
Os sabores variam entre banana com canela e ameixa, abacaxi, banana, castanha de caju e canela, entre outros, e são vendidos em lojas, lanchonetes supermercados e estabelecimentos especializados em produtos naturais de Belo Horizonte.
Com apenas dois anos de funcionamento, a fábrica aumentou em 70 vezes a produção, passando de 100 para 7.000 barrinhas diárias.
“Já estamos vendendo, também, para outros estados, principalmente São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Paraná”, afirma o diretor da Nutra Vita.
O cliente no Paraná foi um negócio fechado na feira APAS, da qual a Nutravita participou no estande do Origem Minas do SEBRAE. Outros potenciais clientes surgiram de lá e vêm do Maranhão, de Brasília e de Goiânia, além de propostas de exportação para os Estados Unidos e alguns países da Europa.
Lenine Guimarães dirige a empresa ao lado da esposa, Regiane Venturini Guimarães.
Para eles, o produto inovador, inédito no mercado, é o que tem feito o negócio dar certo.
“Cuidamos muito da qualidade e da produção. Desenvolvemos nosso próprio equipamento para picar as frutas, já que os que existiam no mercado não atendiam às nossas exigências.
Criamos também as embalagens com códigos de barra e todas as informações necessárias – inclusive tradução para o inglês e o espanhol – para comercializar o produto em larga escala, apesar de a produção continuar nos moldes artesanais”, finaliza o empresário.

